domingo, 11 de julho de 2010

A primeira autoridade policial do município - Cel. Martim Leonardo

O Cel. Martim teve grande participação na liderança na defesa da cidade de Ijuí contra o ataque da Coluna Prestes a nossa cidade.
-->      Foi o capitão Martim Leonardo, natural de Cruz Azul. Veio trabalhar em Ijuí atendendo um convite do diretor da colônia, Dr. Augusto Pestana. Sua nomeação oficial como Sub-Delegado no então 5º Distrito de Cruz Alta, isto é Colônia de Ijuí, aconteceu através do general Fermino de Paula, figura de grande influência na região, e que morava em Cruz Alta.      Chegou na cidade em 1904, e exerceu efetivamente o cargo de Sub-Delegado até o ano de 1912, data da emancipação da Colônia. Na oportunidade, em meio as comemorações municipais, foi nomeado Delegado de Polícia, cargo que exerceu até 1930.

2 comentários:

  1. O velho Martinzinho foi meu bisavô por parte de minha mãe Sybilla Leonardo Craidy. Diz que ele era o homem mais valente que habitou estas terras, naquela época. Que ele ficava na ferroviária, de campana. Que quando os bandidos punham o pé na escadinha pra descer ele já apontava o revolver mandando dar meia-volta. E eles davam! ;-) Meu bisa valente!Obrigada pela lembrança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações Sra. Graça Craidy. Obrigado pelo sua visita e apoio ao nosso trabalho. Motivado por seu comentário publicamos hoje mais algumas informações sobre o delegado Martim Leonardo. Aliás, trata-se uma entrevista pessoal dele para o “Álbum Comemorativo aos 50 anos da fundação de Ijuí – 1890-1940”. Também encontramos uma foto da época em que a Coluna Prestes atacou Ijuí, ano de 1924, onde ele aparece - e quando ele foi um principais defensores da cidade. Aproveito a ocasião para solicitar da amiga sua colaboração, ou seja, caso tiver outras fotos, informações sobre Martim Leonardo favor nos enviar para publicarmos em nosso Blog. Por outro lado, observando seu sobrenome “Craidy” penso que também poderia nos ajudar a “resgatar” um pouco mais da importante e tradicional família “Craidy” em Ijuí, a qual ao longo dos anos muito tem feito e contribuído pelo progresso e crescimento de nossa cidade. Abraços! Luis Carlos – o “Bagé”.

      Excluir