domingo, 12 de setembro de 2010

Neve cobriu Ijuí de branco em 1965

    A sexta-feira, dia 20 de agosto de 1965, foi uma data muito especial para a cidade de Ijuí. Nesse dia seus moradores foram acordados por um fenômeno meteorológico muito raro na região, ainda mais considerando a precipitação acumulada que foi fantástica. Aconteceu um dia de neve, como é vista nas paisagens localizadas mais aos extremos do continente. 


    A cidade ficou tomada pelos flocos brancos.


   Os telhados, as calçadas, os automóveis, tudo enfim, ganhou tons monocromáticos.


      Assim como as fotos também em preto e branco que foram tiradas aos milhares para imortalizar aquele momento inédito.


   A matéria veiculada no Correio Serrano, do dia seguinte ao evento, registra que as escolas liberaram os alunos e o mesmo aconteceu com o comércio. 


   Todos os que suportaram o frio intenso, aproveitaram para apreciar a cidade coberta de neve.


    Mas, neste dia, nem todos os expectadores eram comuns. O fotógrafo, na época principiante no universo das imagens, Ildo Weich, teve um olhar diferenciado sobre o acontecimento.


O repórter Janis Loureiro publicou no Jornal da Manhã, de Ijuí, (no dia 19 de agosto de 2006) interessante artigo relatando tudo que aconteceu nesse dia “sui generis”. 


    As fotos que ilustram a reportagem são de Ildo Weich, outros autores desconhecidos, cujos originais estão guardados no Museu Antropológico Diretor Pestana - MADP de Ijuí.  Essa reportagem está reproduzida e disponível no site/blog da Metsul Meteorologia: http://www.metsul.com/secoes/visualiza.php?cod_subsecao=32&cod_texto=208

Nenhum comentário:

Postar um comentário