quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Grandes e tradicionais carreatas dos Caixeiros-Viajantes de Ijuí

Compartilhando a colaboração de Paulo R. F. Mühlbach: Na foto aparece a tradicional carreata dos caixeiros-viajantes que se dava sempre em 1º de outubro, o dia do "Caixeiro-Viajante". Segundo Paulo a data dessa imagem provavelmente é do início dos anos 60, e que a caminhonete no primeiro plano era de seu querido pai, Oskar Mühlbach.

Pessoalmente lembro - agora -  que várias vezes e durante muitos anos, quando era pequeno, escutava de manhã, bem cedinho e ainda na cama, um  espocar de foguetes "meio fora de hora". Minha querida mãe sempre dizia, que deveria ser a tradicional "Carreata dos Viajantes". Na época não entendia bem o que era e o que faziam esses tais "Caixeiros-Viajantes". Assim ficava eu deitado imaginando quem seriam e o quem faziam... e muito admirado que todo ano - e regularmente - eles repetiam o acontecimento. 
Alguém mais também lembra deste importante acontecimento de união, alegria e de associativismo? Tem mais fotos, registros não só da "carreata", mas também um pouco mais da história, do serviços realizados pela "Sociedade dos Caixeiros-Viajantes de Ijuí". Manda para nós que iremos socializar nesse espaço.

2 comentários:

  1. Meu pai fez parte dessa história. Era caixeiro viajante, o seu Estácio Vieira Martins. Lembro muito bem dele enfeitando a caminhonete com as amostras de tecidos que ele representava. Esse dia era dia de festa e tinha um grande churrasco que reunia as famílias dos viajentes..

    ResponderExcluir
  2. meu falecido pai , Armando Omar Da Pieve, tinha uma caminhoneta igual a primeira da fila, com carroceria de madeira que com o tempo os cupins pegaram , mas nos serviu por longa data, ótimas lembranças!!acho que até meados de 1970 ainda estávamos de posse dela !!

    ResponderExcluir