sábado, 22 de janeiro de 2011

Ex-prefeitos de Ijuí são homenageados nos 120 anos da Colonização de Ijuí

Familiares de ex-prefeitos  de Ijuí, e ainda Valdir Heck (prefeito de 01/01/1989 à 31/12/1992; 01/01/2001 à 31/12/2004; e 01/01/2005 à 31/12/2008); Emídio Odósio Perondi (31/01/1973 à 31/01/1977); Fioravante Batista Ballin (01/01/2009 à 31/12/2012 - atual prefeito); Sady Strapazon (31/01/1969 à 31/01/1973); Ortiz Iboti Schöer (01/01/1997 `a 31/12/2000).

       Uma comemoração especial marcou a edição de 2010 a ExpoIjuí/Fenadi. O evento contou com uma extensa programação alusiva aos 120 anos de colonização de Ijuí e foi encerrado com chave de ouro: a homenagem aos sujeitos que deram início ao desenvolvimento político-administrativo do município.
Ao todo, 21 ex-prefeitos colaboraram para o progresso da “Colmeia do Trabalho” e, por sua atuação decisiva e dedicação a esta terra, receberam uma homenagem especial. Descendentes e ex-governantes, que ajudaram a construir esta história de diversidade, participaram do evento que ocorreu nesta terça-feira, 19 de outubro de 2010,  no Parque de Exposições Wanderley Agostinho Burmann.
Os sujeitos da história de Ijuí deixaram seus nomes marcados por meio de suas obras. Dessa jornada, empreendida a mais de um século, resultaram muitas conquistas para a comunidade que proporcionaram o progresso de um município centenário, que vive em pleno desenvolvimento.
    Receberam a homenagem os ex-prefeitos Augusto Pestana, Alfredo Steglich, Ulrich Kulmann, Álvaro de Carvalho Nicofé, Ruben Kessler, Lothar Friedrich, Beno Orlando Burmann, Eugênio Michaelsen, Walter Müller, Sady Strapazon, Emídio Odosio Perondi, Wilson Mânica, Wanderley Agostinho Burmann, Ortiz Iboti Schröer e Valdir Heck. Dentre os descendentes, destacou-se a presença da neta do primeiro intendente de Ijuí, Augusto Pestana, que governou a cidade de janeiro a julho de 1912.
    Alba Virgínia Pestana Lopes disse que não conheceu seu avô, mas que seus ideais e o amor que tinha por esta terra foram passados aos seus descendentes. Ela contou que seu avô era construtor de ferrovias e quando chegou a esta região inóspita sonhou em fazer deste um lugar próspero. “O sonho de meu avô, como o de outros governantes, ajudou a construir esta terra”, afirmou. Alba Pestana explicou que seu pai casou e teve filhos muito tarde, pois muitas pessoas se surpreenderam por ela ser neta de Augusto Pestana que governou Ijuí há cerca de um século atrás.
    Marilda da Silva, nora do ex-prefeito, Ruben Kessler, que na ocasião representava Ilse Kulmann, filha de Ulrich Kulmann, lembrou dos feitos de seu sogro, que contribuíram para o desenvolvimento de Ijuí, mas destacou especialmente o histórico do homenageado que representava. Segundo ela, Kulmann foi um humanista que trabalhou com vigor na área médica e na assistência à população.
    O mais recente ex-prefeito, Valdir Heck, agradeceu a iniciativa do atual governo em prestar essa homenagem. “Neste momento passa um filme em nossas cabeças”, comentou. Heck destacou ainda que atualmente as lideranças de diversos setores estão dialogando mais e agindo unidas pelo desenvolvimento do município.
    Já o presidente da Câmara de Vereadores, Marcos Barriquello, destacou as realizações dos ex-prefeitos e agradeceu pelo trabalho que desempenharam por Ijuí. O presidente da ACI, Ruben Härter, por sua vez, lembrou que precisamos de lideres e que os governantes homenageados contribuíram para este ser um município pujante na região.
    O prefeito Fioravante Ballin encerrou a homenagem relembrando a história dos 120 anos de colonização, sintetizada na revista comemorativa ao aniversário de Ijuí. Ballin falou sobre os avanços da cidade universitária, que investe em saúde com programas como o Ijuí Saudável, que ficou acima da média do Ideb e que está em pleno desenvolvimento. O prefeito ressaltou ainda a promoção da inclusão que já ocorre em escolas municipais como o Imeab e a escola Soares de Barros, que participou da homenagem com o coral Emoções, composto por alunos surdos e ouvintes.
    Outra apresentação cultural do evento foi feita pelo coral das escolas municipais, que interpretou o hino nacional e o hino do município. O coral que emocionou os presentes é composto por alunos das escolas Thomé de Souza, Ruy Ramos, Deolinda Barufaldi e Professor Pardal. A homenagem foi encerrada com um parabéns entoado pelo aniversário de Ijuí.
    Fonte: Site oficial da Prefeitura Municipal de Ijuí, e onde há mais fotos do evento: http://www.ijui.rs.gov.br/noticia/index/16141

Nenhum comentário:

Postar um comentário