quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Fundadores da Sociedade União Israelita de Ijuí - foto de 1915

Na foto: 1. Abram Knijnik 2. Francisco Teitelroit 3. Guilherme Tessler 4. Henrique Tessler 5. Jacob Axel bud 6. Israel Kirjner 7. Isaac Teitelroit 8. Maurício Kirjner 9. Arão Bibe 10. Abram Goichemberg 11. Motel Segal 12. Luiz Gitz

 A  presença Judaica no interior do estado do Rio Grande do Sul sempre foi marcante, desde a chegada de seus primeiros imigrantes para a região de Santa Maria, Passo Fundo.

Nesse contexto encontramos junto ao site da Federação Israelita do Rio Grande do Sul < http://www.firs.org.br/multimedia/memoria.aspx>  – por acaso – um registro histórico muito importante para a história de Ijuí (e que ao nosso ver e dentro de nosso conhecimento histórico) não há nenhum outro registro semelhante. Ou seja, temos ali uma foto histórica de 1915 onde aparecem os fundadores da Sociedade União Israelita de Ijuí. No momento, não temos mais informações sobre esse grupo de moradores/colonizadores de Ijuí. Nem o jornalista e principal historiador de Ijuí Martin Fischer faz algum pequeno registro sobre a existência de uma colônia de judeus nos primeiros tempos da Colônia de Ijuí. No principal artigo escrito por ele e publicado no jornal Correio Serrano, no dia 05 de novembro de 1967, (o qual iremos publicar nas próximas semanas) não há nenhum registro deste grupo de imigrante. Não obstante ele registrar amplamente a chegada e presença dos alemãos, italianos, árabes, russos, poloneses, letos, austríacos, japoneses, africanos, ameríndios, na colonização e desenvolvimento do município de Ijuí.

2 comentários:

  1. Parabens Bage por esta descoberta historica sobre nosso povo de Ijui....pesquisar a historia sempre é uma grande aventura...

    ResponderExcluir
  2. meu bisavô Abraham Knijnik, foi recebido de braços abertos pela cidade de Ijuí, em um tempo onde as perseguições religiosas na Europa se intensificavam. Criou 7 filhos. Acolheu e ajudou muitos imigrantes recém chegados a se integrar, Sempre seremos gratos à essa democrática cidade e a esse generoso País chamado Brasil.

    ResponderExcluir