domingo, 20 de fevereiro de 2011

Grave acidente rodoviário sobre o rio Faxinal - entre Ijuí e Ajuricaba: ônibus da Empresa Stadler se chocou com uma caminhão Chevrolet - 19 pessoas morreram - 31 de março de 1973

O ônibus após o choque caiu de virado para baixo nas águas do rio Faxinal - a tragédia deixou enlutado inúmeras famílias de Ijuí e Ajuricaba
Aqui o ônibus já desvirado. Em seu interior viajavam 27 passageiros, mais o motorista e o cobrador
A capota do ônibus ficou quase totalmente amassada, provocando o esmagamento de algumas vítimas
O ônibus foi desvirado pouco depois do acidente - final da tarde de sábado, dia 31/03/1973, e somente retirado das águas na tarde de domingo (01/04/1973), com auxílio de um trator carregador e patrolas da Prefeitura de Ijuí e do DAER.

O motorista Sílvio Moresco não tinha habilitação para dirigir o ônibus
A sombra nesta foto identifica o local onde parou o caminhão e mostra onde se precipitou o ônibus - para dentro do rio
Fonte: Reprodução de notícia publicada no jornal Correio Serrano, edição do dia 03 de abril de 1973.

Um comentário:

  1. Como esquecer se eu era para estar dentro deste ônibus que caiu no Rio Faxinal?
    Lembro:
    31 de março do ano de 1973... Eu tinha 23 anos... Talvez fosse cedo para morrer.
    Pela manhã, acompanhei um caminhão mudanças que levava moveis e acessórios a uma família que estava de mudança para Ajuricaba. O caminhão chegou, descarregou e seguiu viajem... Eu fiquei para retornar exatamente neste ônibus.
    Conforme planejado, à tardinha, dirigi-me a Estação Rodoviária e para minha decepção, vi apenas a parte de trás do ônibus já “dobrando a esquina”, seguindo viajem”... Por uma fração de segundos perdi o ônibus e “ganhei um pouco mais de vida”.
    Deste dia em diante deixei-me levar pela vida... Ela manda e eu obedeço.
    Nestor Paulo Steffler

    ResponderExcluir