segunda-feira, 7 de março de 2011

A história da Água Mineral Fonte Ijuí descoberta em 1926. Como tudo começou? Os pássaros indicaram o caminho!

A Fonte Ijuí foi descoberta em 1926 no distrito de Chorão, distante 12 quilômetros do município de Ijuí. 
Imagem do Google Earth mostrando a localização da Fonte Ijuí, nas margens do rio Ijuí
Pórtico de entrada
Naquele ano, um fato curioso chamou a atenção do comerciante João Vontobel, que passeava com sua família pelas terras de amigos, no norte do Rio Grande do Sul. 
Esse chaverinho hoje é peça de coleção

Embora existissem muitas vertentes de água na localidade, Vontobel observou que os passarinhos procuravam sempre o mesmo olho dágua para saciar a sede.  Imaginando que a água deveria possuir algo de especial, o comerciante decidiu prová-la e logo constatou que não era a mesma água que consumia em sua casa. Curioso, Vontobel encaminhou uma amostra para ser examinada em um laboratório em Porto Alegre.  Ao ver os resultados da análise, ele percebeu que havia descoberto uma genuína fonte de água mineral, pura e saudável e uma das maiores do estado.
Anúncio publicado no "Guia Publicitário e Histórico de Ijuí e Panambi - 1955/56", organizado por Fraiem Cotliarenco Editora, de Porto Alegre, RS.
 Com o intuito de investir no negócio, a família Dürcks, proprietária do local, passou a cobrar ingressos dos visitantes que vinham se banhar e beber a água. Mais tarde foi construída a estrutura de engarrafamento de água e um hotel para hospedar as pessoas que buscavam os efeitos medicinais propiciados pela fonte de água mineral.
Anúncio na contracapa do Álbum Comemorativo ao Cinqüentenário da Colonização de Ijuí - publicado em 1940.
 Em 1966, o Grupo Empresarial Vontobel adquiriu o parque industrial e o hotel Balneário. O interesse no empreendimento teve como foco investir, ampliar e modernizar o parque industrial de engarrafamento e o hotel, tendo como base o conhecimento no ramo de bebidas, em que a empresa familiar atuava desde 1948.
Anúncio interno da capa do Álbum comemorativo ao Cinqüentenário da Emancipação Política/Administrativa de Ijuí, publicado em 1962.
Atualmente, o Grupo CVI, Companhia Vontobel de Investimentos, controla as ações da Empresa Mineradora Ijuí Ltda, conhecida também como Fonte Ijuí, marca dos produtos que fabrica. A área de preservação ambiental e do parque industrial é de aproximadamente 450 mil m², onde estão instaladas duas fábricas de engarrafamento de água mineral. Também são fabricados no local as embalagens descartáveis em polipropileno. Diariamente, são engarrafados 250 mil litros de água mineral da marca Fonte Ijuí, em 17 opções de embalagens.
 A água mineral é extraída de poços artesianos e segue em canos de aço inoxidável para o engarrafamento. Esse procedimento permite que a água mantenha seu estado natural e genuíno, não sofra interferências em suas características físico-químicas e mantenha as propriedades e benefícios.
A modernidade aliada à tradição e excelência em processos e qualidade são características da Empresa Mineradora Ijuí Ltda., que ao longo dos anos, conquistou a preferência de grande parte dos consumidores e o respeito das demais empresas do setor no estado e no país. A preocupação com a qualidade de vida dos colaboradores, a preservação ambiental e a valorização da comunidade e cultura local fazem da Empresa Mineradora Ijuí Ltda uma instituição socialmente responsável. Os mais de 150 colaboradores diretos recebem incentivo educacional, treinamentos profissionalizantes, auxílio transporte, alimentação, atendimento médico, odontológico, apoio psicológico, entre outros incentivos. A ética, transparência e clareza nos negócios, colaboram para o crescimento sustentável e constante da empresa.
 Através de alianças estratégicas com distribuidores posicionados perto do mercado consumidor, a marca Fonte Ijuí trabalha para estar disponível aos seus clientes e consumidores através de equipe própria, distribuidores e representantes no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Logomarca da empresa
 Os investimentos do Grupo CVI no setor de água mineral continuam. O novo empreendimento é a unidade fabril no município de Nova Santa Rita, Águas Minerais da Fonte Ltda, onde, a partir de 2007, será engarrafada a água mineral da marca Fonte Ijuí Levíssima, agilizando assim o atendimento aos clientes situados na capital gaúcha.

Fonte: Este texto sobre a história da Fonte Ijuí encontra-se publicado no site da empresa engarrafadora da Água Mineral Fonte Ijuí. Disponível em:  http://www.fonteijui.com.br/index.php?s=empresa
Jornal Correio Serrano, edição do dia 22/03/1973
O Hotel Fonte Ijuí hoje também é SPA com modernas e amplas instalações para receber os ijuienses e centenas de turistas do Brasil e do exterior. Site: http://www.hotelfonteijui.com.br/
A Fonte Ijuí sempre foi a grande atração turística de Ijuí. Aproveitando as imagens o Conjunto Musical ijuiense "Os Futuristas" lançou em 1970, o LP, volúme 8, denominado "Férias na Fonte Ijuí". Este álbum musical hoje é objeto de colecionadores, e está a venda na internet.
O jornalista e historiador Ademar Campos Bindé também abordou a historia da Fonte Ijuí em sua página no jornal "O Repórter", de Ijuí, na edição do dia 30/04/2008.
Rio Ijuí nas proximidades da Fonte Ijuí. Foto publicada no site do Hotel e SPA Fonte Ijuí

3 comentários:

  1. Olá, estão faltando os nomes de duas pessoas que foram importantes neste processo, amigos do Sr. Dürcks e a história do descobrimento da água não está correta.
    abr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok. Mas o amigo pode nos dar o nome dessas duas pessoas que participaram do processo e não estão citadas. Também descrever o que elas fizeram de importante e porque elas não são mencionadas.
      - Também pode descrever então, na sua concepção, qual é a história correta e verdadeira. Assim poderemos corrigir essa falha/erro histórico. Que tem sido passado para nós como verdadeira.
      - Agradecemos desde já por sua ajuda. E se tiver imagem, documentos que ajudem no registro histórico melhor ainda. Estamos abertos para colocar no Blog. Caso quiseres permanecer anônimo não tem problema. Podes mandar as informações para nosso e-mail: bage.blumenau@gmail.com

      Excluir
  2. Procede que antes dos Dürcks, a terra foi dos Schaedler?

    ResponderExcluir