terça-feira, 19 de abril de 2011

Grande jornalista e Deputado Antônio Bresolin - Artigo histórico onde ele fala de sua vida e trabalho na cidade de Ijuí. Parte I


Antônio Bresolin: Jornalista por muitos anos do jornal Correio Serrano de Ijuí  e Deputado Federal por várias legislaturas. Foto publicada no jornal Correio Serrano em 05/11/1967.
Reprodução de artigo escrito por ele para a edição especial do jornal Correio Serrano de 19/10/1977.
Deputado Federal Antônio Bresolin na tribuna da Câmara dos Deputados, em Brasília.

3 comentários:

  1. Antônio Bresolin: era do MDB e, no fundo, simpatizante do regime militar. O próprio MDB - cria do regime militar - tratou de isolá-lo. Rivais se odeiam. Precisa dizer mais?

    ResponderExcluir
  2. Antonio Bresolin era do PTB criado por Getulio Vargas, partido ao qual eu era da Juventude Trabalhista..Em Ijui Os pricipais lideres do PTB entre outros que não me recordo eram: Sadi Strapazon, Décio Barriquello,Os Burmann, Os Bührer,Hickenbick, Vila Nova;Geis etc...

    Em 1964 Castelo Branco dissolveu todos os partidos e para que não houvesse conchavos criou dois Arena e MDB. Brezolin passou para o MDB que era oposição da Arena...
    Sarney foi o único que conseguiu triblar...Era presidente da Arena e Presidente de honra do MDB/PMDB

    Brezolin foi um deputado honesto, tendo trabalhado pelos pequenos agricultores, mormente filhos de imigrantes alemães e italianos. O conheci pessoalmente. Era uma pessoa boa...
    Como no MDB estavam muitos comunistas que depois criaram o PT e PCB esses não tinham simpatia por Bresolin que era Janquista, mas não comunista..Era trabalhista...Como sempre se reelegia e era popular na zona rural. Criaram raiva dele por não apoiar a guerrilha e ter em certo momento elogiado o Exército que havia ajudado na colheita do arroz que estava a perigo.
    Ele afirmava que depois de tudo dias amargos iriam vir e ai estão....com a Corrupção, MST e invasão de propriedades e Desarmamento de pessoas de bem e leis leves para bandidos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Antonio Bresolin era meu avô. O senhor disse (no seu comentátio) que o conheceu pessoalmente, certo? O senhor saberia me dizer quem foram meus antepassados italianos? Por acaso, foram meus bisavós (Marcos Bresolin e Rosa Dezordi Bresolin)? Ou foi alguém antes deles? Pergunto isso porque eu estou fazendo uma pesquisa para saber se tenho direito à pedir a cidadania italiana. Sei que é um processo longo e complicado, por isso não tenho muitos planos de me mudar para a Italia nos próximos anos. Mas quem sabe um dia...

      Eu ficaria muito grata se o senhor soubesse me responder estas perguntas. São coisas que certamente eu poderia perguntar ao meu pai. Mas não quero conversar com ele sobre isso (ainda) porque é cedo e não tomei nenhuma decisão, são só pesquisas. Não quero preocupá-lo à toa, ou fazê-lo pensar que estou doida para me mudar, hehehe!
      Grata!

      Excluir