sábado, 16 de abril de 2011

Relatório da Intendência Municipal de Ijuhy - ano de 1923 - Administração de Antonio Soares de Barros - o Cel. Dico. Nesse ano Ijuí recebeu a visita do Ministro da Guerra do Brasil, concluiu a construção da Usina Velha e recebeu iluminação pública e residencial

Cidade de Ijuí, por volta de 1940. Vista a partir da Estação ferroviária, altos da dua do Comércio. Foto publicada no Álbum Comemorativo a fundação de Ijuí, em 1940.

De forma exclusiva e inédita na internet estamos  divulgando em sua íntegra um fac-simile de alguns Relatórios “super” históricos elaborados pelo então Intendente do Município de Ijuí, o sr. Coronel Antonio Soares de Barros.
Segundo o próprio Relatório o mesmo é em primeiro lugar um relato oficial das atividades do município apresentado ao Conselho Municipal de Ijuí (Câmara de Vereadores de Ijuí) e por extensão aos habitantes da cidade. Nele poderemos encontrar mais do que números e valores, mas também muitas outras informações sobre nossa cidade, naqueles primeiros anos de vida.
Pessoalmente, sabíamos de sua existência e até mesmo já tivemos o privilégio de há muitos anos atrás ter lido e pesquisado nos mesmos. Certamente existem, ainda hoje, muito poucos exemplares. Uma coleção mais completa dos mesmos certamente poderá ser encontrada no Museu Antropológico Diretor Pestana – MADP. Segundo a bibliografia relacionada pelo historiador e professor Danilo Lazzarotto, no seu livro “História de Ijuí” no museu poderemos encontrar os seguintes Relatórios das Administrações Municipais dos seguintes anos: 1912, 1913, 1917, 1918, 1923, 1924, 1930, 1932, 1933, 1934, 1936, 1948, 1965, e outros dos períodos mais recentes. No momento não sabemos quais são as condições e formas de se ter acesso a eles, ou como obter uma cópia impressa ou digital dos mesmos.
Por outro lado, o sr. Antonio Bellini, um leitor e amigo de nosso Blog, (simpatizante de nosso Projeto de abrir e popularizar um pouco mais a história de nossa cidade), que morou por muitos anos em Ijuí, mas que hoje mora e trabalha há mais de 30 anos no Nordeste do Brasil, e que a 20 anos não visita mais sua cidade natal, foi quem nos mandou de forma digital o fac-símile de 5 Relatórios Municipais da época do Cel. Dico. Ele tinha cópias desses documentos por muitos anos e agora via uma boa oportunidade de compartilhar conosco e por extensão com milhares de ijuienses (via rede mundial de computadores) e manter viva a nossa história durante muitas gerações. Nossos sinceros agradecimentos à ele por ter preservado “uma parte da história de uma época importante de nossa cidade” e por ele demonstrar assim o quanto ama, como todos nós, nossa cidade natal.
Recebemos os Relatórios referentes aos anos de 1920, 1923, 1924, 1925 e 1927. Aparentemente os mesmos estão completos. No momento, por não termos os originais em mão, não temos como afirmar se em algum deles falta alguma página ou anexo.

UM PEDIDO ESPECIAL...

Fica nosso pedido de ajuda, entre nossos leitores e amigos. Caso alguém tenha cópia desses documentos, ou  de outros anos e queira compartilhar conosco ficaremos felizes em receber uma cópia dos mesmos e poder disponibilizá-los em nosso blog.

- Ou que tenha outro documento, foto histórica sobre a cidade de Ijuí.

 Entre em contato pelo e-mail: bage.blumenau@gmail.com

General Fernando Setembrino de Carvalho, ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Setembrino_de_Carvalho) foi Ministro da Guerra do Brasil e visitou a cidade de Ijuí, em outubro de 1923.


Na foto aparece o Capitão Osório Pedro Ilgenfritz, Vice-Intendente Municipal que pereceu afogado no rio Ijuí, juntamente com um de seus filhos e outro companheiro.
Imagem da Usina da Velha, por volta de 1940, a qual além de suprimir as necessidades de energia elétrica em 1923, o excedente podia ser vendido para o vizinho município de Santo Ângelo. O contrato de fornecimento foi assinado em 1923, conforme o Relatório.


Interior da Usina Velha, por volta de 1940. Segundo o Relatório da Administração do Cel. Dico a conclusão da construção da Usina aconteceu em 1923, o que segundo ele "proporcionou um vultuoso aumento no patrimônio do Município".
Conforme o Relatório Municipal foi assinado em 1923, com a empresa Luchsinger & Cia, um contrato na qual a mesma (a título de experiência) passaria a fornecer/instalar pela primeira vez a iluminação pública e residencial na cidade de Ijuí, com energia elétrica vinda da Usina Velha, localizada no rio Potiribú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário