domingo, 25 de setembro de 2011

O velho escravo "Congo Velho" - um antigo escravo que se radicou em Ijuí e um dos primeiros africanos a chegar em nossa cidade.

O vulgo "Congo Velho" foi um antigo escravo que viveu quase um século em nossa cidade. Seu nome era Narciso José do Nascimento, nascido em Unhacapetum, atualmente
4º Distrito de Santo Ângelo. Viveu cativo durante mais de 20 anos. Antes de vir para Ijuí, em 1912, tomou parte da Revolução de 1893. Na "Colméia do Trabalho", ajudou na construção da Estação Ferroviária. Em seus últimos anos de vida, ganhava seu sustento por meio de serviços ocasionais e vendendo bilhetes de loteria. Todavia era muito bem quisto, esse negro humilde, devido a sua jovialidade e honestidade. Faleceu no ano de 1941. (Fonte: Guia Biográfico das Ruas de Ijuí, 1982, de Luis Carlos Ávila).

 No ano de 1967, quando da edição comemorativa do cinqüentenário de fundação do jornal Correio Serrano, de Ijuí, o historiador e Dr. Martin Fischer, então redator do jornal, publicava um extenso artigo entitulado “A Colonização de Ijuí – Um Retrospecto Histórico, Sociológico e Étnico”, frutos de suas pesquisas, leituras e anotações particulades. Numa das abordagens sobre a presença do elemento africano na colonização de Ijuí Dr. Martin Fischer registrou um pouco da história e vida do "Congo Velho".
Registro histórico importante sobre a vida do "Congo Velho", quando dá uma entrevista especial para o Álbum Comemorativo aos 50 anos da Colonização de Ijuí - 1890-1940.
Jornalista e historiador Ademar Campos Bindé também registrou em sua coluna no jornal "O Repórter", do dia 16/10/2010, a vida e importância histórica do velho "Congo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário