sábado, 3 de dezembro de 2011

Alguns acontecimentos e fotos na vida do ex-prefeito de Ijuí Sady Strapazon - nossa homenagem

Ex-Prefeito de Ijuí Sady Strapazon e sua esposa Maria Weber (lado esquerdo) quando recebeu homenagem da administração atual (de Fioravante Ballin) por ocasião dos 120 anos de fundação do município de Ijuí, em 19/10/2010.
Depoimento pessoal:
    
    No início do mês de agosto deste ano tivemos o privilégio de visitar nosso amigo e ex-prefeito de Ijuí, Sady Strapazon, falecido ontem, dia 02 de dezembro de 2011, aos 83 anos de idade. Nossa amizade já existe desde a década de 80, quando morava em Ijuí e realizei vários trabalhos de pesquisas sobre a cidade de Ijuí, em especial sobre a história das ruas da Colméia do Trabalho. Na oportunidade fiz várias visitas ao sr. Sady para obter informações históricas sobre a vida e obra de seu pai Ângelo Strapazon, que após sua morte foi homenageado com o nome de uma rua na cidade de Ijuí.
     Na verdade nosso contato pessoal é ainda mais antigo do que nos anos 80, e até puder falar isso ao sr. Sady quando de nossa visita. Lembro - e tenho fotos que publicarei oportunamente - que tivemos dois encontros com ele, quando ainda era prefeito de Ijuí. As datas não tenho recordação, mas certamente foram entre os anos de 1970-1972. 
      O primeiro encontro foi quando o Prefeito da Cidade de Ijuí esteve prestigiando a formatura de um curso de costura realizado pela Associação de Moradores do Bairro Tiarajú, quando na oportunidade entregou em mãos o certificado de formatura de costureira para minha mãe Melita Ávila. 
      A outra oportunidade em que nos reencontramos foi quando de uma visita de minha escola/sala de aula (atual Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Penha) ao gabinete do então prefeito da cidade, Sady Strapazon. Na ocasião fomos muito bem recebidos e conhecemos toda a prefeitura. Para nós crianças/jovens estudantes isso era o máximo... E ainda, recebemos um pacotinho de balas "Soberana". 
     Anos mais tarde tivemos vários contatos e encontros com o nosso amigo Sady, seja quando ele estava diante de algum cargo na Prefeitura ou como cidadão comum. Sempre nos deu atenção e muito valorizou e apoio nossos trabalhos de pesquisa sobre a história de Ijuí. Tanto que, em nossa última visita em sua residência, ele nos reservou um tempo todo especial para nos dar atenção. Ficamos um dia inteiro conversando com ele, pesquisando em seu arquivo e biblioteca pessoal sobre a cidade de Ijuí. Nessa ocasião ele nos passou várias informações, recortes de jornal, fotos sobre sua vida política e sobre a cidade. De algumas fotos que fizemos cópia não temos todas as informações necessárias e históricas. Inclusive tinhamos marcado fazer-lhe uma nova visita nesse final de ano - nas minhas férias e visita a cidade de Ijuí - para ver mais material e tirar muitas dúvidas ou algumas informações que faltavam. O que, infelizmente, com seu falecimento não mais poderemos fazer isso. Mesmo assim, como uma singela homenagem ao nosso querido amigo e ex-prefeito de Ijuí - entre os anos de 1969 a 1972, iremos publicar algumas fotos especiais, históricas e inéditas, que mostram  sua ação como prefeito e presença na comunidade ijuiense durante todos os anos de sua vida. 
     EM TEMPO: Como todas as fotos publicadas, mesmo que de seu arquivo pessoal, são de relevância histórica para a cidade de Ijuí, seria importante que pudessemos (o máximo possível) identificar o local onde foram tiradas, em que acontecimento/contexto foram feitas, e principalmente, quem são as pessoas/autoridades que aparecem nas imagens. Algumas já sabemos, mas outras, infelizmente não, e por isso pedimos ajuda de nossos leitores de nosso Blog. Caso souberem ou tiverem alguma informação sobre a foto escrevam para nós, deixem seu recado no blog. Isso é muito importante.
Alguns ex-prefeitos de Ijuí homenageados quando a cidade completou 120 anos de fundação, dia 19/10/2010. Em pé da esquerda para direita estão os ex-prefeitos Valdir Heck, Emídio O. Perondi, e o atual prefeito Fiovarante Ballin. Sentados: Sady Strapazon e Ortiz I. Schöer.
Manifesto pessoal de Sady como candidato a Vereador em 1988 e apoio ao então candidato a prefeito Valdir Heck.
Assinatura de um convênio com o Governo do Estado do RS, no Palácio Piratini, em 1971.
O então prefeito de Ijuí, Sady Strapazon participa da inauguração das novas instalações do Supermercado Seidler, na esquina da rua do Comércio com Tiradentes, em 1970.
Sady Strapazon (e em sua frente o professor Mário Osório Marques) participam de um almoço festivo da Associação de Funcionários Públicos de Ijuí. Sem data.
O então prefeito Sady Strapazon (tendo no lado direito a companhia do então deputado estadul Rubi Diehl), juntamente com outras autoridades participam de solenidade de formatura, possivelmente do Colégio das Irmãs - CSCJ de Ijuí. Sem data.
Flâmula de divulgação e campanha política de candidatura a prefeito de Sady Strapazon e tendo como vice-prefeito Valdir Heck. Sem data.
Confraternização dos vereadores e funcionários da Câmara Municipal de Vereadores de Ijuí, em dezembro de 1956, no restaurante Dei Ricardi.
Da esquerda para a direita: Ladislau Kelpinski, funcionário; Alfredo Schmidt, do PRP; Olmiro Böhrer, funcionário; Dr. Solon G. da Silva, PSD; Edwino Schröer Filho, PSD; Luiz A. Samrsla, PTB; Orgênio Rott, PTB; Manoel D. do Prado, PTB; Ademar Porto Alegre, PTB; Walter Müller, PRP; Sady Strapazon, PTB; Firmino R. Cezimbra, PTB; Edmundo C. Wagner, PRP; Coradino R. Beck, PL; Juarez A. da Silva, funcionário; Theobaldo A. Franck, PRP.
O então prefeito Sady Strapazon, juntamente com autoridades militares, (deputado estadual Rubi Diehl e Alberto Hoffmann) recebem (no ano de 1971 ou 72) o então Governador do Rio Grande do Sul, Major Euclides Triches,  no aeroporto municipal de Ijuí.
Recepção ao Governador ou presidente da Polônia a Ijuí no ano de 1971.
O então prefeito de Ijuí Sady Strapazon recebe em seu gabinete, na Prefeitura Municipal, as recepcionistas da COTRIJUÍ. Sem data.
Participação do então prefeito municipal Sady Strapazon da solenidade de inauguração de novas instalações do Colégio Evangélico Augusto Pestana - CEAP de Ijuí. Sem data.

Nenhum comentário:

Postar um comentário