sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

A história da cidade de Ijuí registrada nas imagens fotográficas da Família Beck: Carlos Germano Beck (pai) e de Alfredo Adolfo Beck (filho)

Fotográfo Carlos Germano Beck e sua família. Foto tirada na Linha 2, ano de 1901. Fonte: MARQUES, Mário Osório; GRZYBOWSKI, Lourdes Carvalho. História Visual da Formação de Ijuí, MADP/UNIJUÍ Editora, p. 34.


Um pouco da história da Família Beck...

Os fotógrafos Carlos Germano Beck (pai) e Alfredo Adolfo Beck (filho) foram importantes e históricos fotógrafos de Ijuí. Suas imagens registram a história do município em diversos aspectos como: genealogias, paisagens, vistas urbanas e rurais, fenômenos da natureza, objetos, arquitetura e construções, comunicação e transportes, política, economia, religião, vida social, educação e cultura. Grande parte dos negativos e cópias de suas imagens estão hoje guardadas (e também disponibilizadas) no Museu Antropológico Diretor Pestana – MADP de Ijuí.
Atualmente a Coleção Família Beck no Museu Antropológico Diretor Pestana de Ijuí conta com mais de 7.500 imagens e começou a ser formada em 1982 a partir da compra de parte do acervo de negativos de vidro. Anos depois, o próprio fotógrafo Alfredo Beck doou parte do acervo particular à instituição. Além de Alfredo Beck, seus outros irmãos também se dedicavam à fotografia.
Segundo Ivo Canabarro, a Família Beck imigrou da Alemanha para o Rio Grande do Sul no final do século XIX como colonos agricultores. Inicialmente, dedicaram-se às atividades agrícolas e à criação de animais. O pai, Carlos Germano Beck, retratou a região desde o início da ocupação oficial, em 1890. Dedicou-se algum tempo a agricultura e à fotografia simultaneamente, sendo um fotógrafo itinerante, pois percorria a Região Noroeste do RS, deixando o trabalho na unidade produtiva para a esposa, filhos e empregados.
O oficio de fotógrafo foi passado para os filhos homens. Começaram o aprendizado com os trabalhos de revelação no laboratório, instalado na própria residência e depois acompanhavam o pai na atividade itinerante. Essa atividade permitiu a expansão e a popularização da fotografia na região. Além da câmara fotográfica, levava alguns equipamentos para a instalação de um estúdio ao ar livre, principalmente um painel para cobrir a parede das casas. O trabalho como fotografo itinerante foi acompanhado pela atividade de cinematógrafo ambulante, pois faziam projeções de filmes para atrair a atenção do público para o serviço de retratos.
Os cenários usados pelos Beck eram pintados em tecido de algodão e incluem uma paisagem em preto e branco e uma paisagem com colunas (compradas antes de 1920), colunas feitas em Ijuí pelo pintor Scheid (cerca de 1928), cenários de flores comprados em “Três de Maio”, do professor Prauchner, a partir de 1936.

Fonte: In: Cidades do Século XX Catálogo de acervos no Rio Grande do Sul. Março 2011. Disponível em: http://fotografiaecidade.files.wordpress.com/2011/04/catalogo_acervos1.pdf

Jornal Correio Serrano do dia 19/10/1974.
Alfredo A. Beck, no Informativo "Kema" do Museu Antropológico Diretor Pestana - MADP de Ijuí.

3 comentários:

  1. Procuro sabe sobre alguns nazista na região alguém sabe de algo??

    ResponderExcluir
  2. Nem todos que vieram da Alemanha eram nazistas, pelo contrário, teve MUITO judeu que veio fugindo da guerra. A família Beck veio para a cidade em 1894! O nazismo ainda nem se quer pensava em nascer (Hitler não tinha nem cinco anos!)

    ResponderExcluir