segunda-feira, 5 de março de 2012

Um pouco mais da vida e trabalho da primeira autoridade policial de Ijuí: Cel. Martin Leonardo - o "Martinzinho" que muito lutou contra o ataque da Coluna Prestes a cidade de Ijuí em 1924.

Fonte: Álbum Comemorativo aos 50 anos da Colonização de Ijuí - 1890-1940. OBSERVAÇÃO quanto a grafia correta do nome do delegado, uma vez que na entrevista publicada na "Revista de 1940" tem hora em que o nome "Martim" é grafado com "n" no final, a começar pelo título do artigo. Outras vezes com "m". Concluímos, após pesquisas em documentos mais antigos, como o Relatório Municipal de 1924, de autoria do Intendente de Ijuí Cel. Dico, de que o correto é final "m", ou seja, "Martim Leonardo".
Grupo de civis e policiais que rechaçou o assalto dos revolucionários de Prestes a Ijuí na madrugada de 29 de outubro de 1924. Sentados: Bento Antunes, Cabo Luiz, Hildebrando de Andrade (Brandino), Martin Leonardo (Martinzinho), delegado de polícia e comandante, Fernando Soares, Peri Leonardo e (o último não foi possível identificar). Foto publicada na edição do jornal Correio Serrano do dia 19 de outubro de 1970. Fonte: Reprodução de foto publicada no jornal Correio Serrano do dia 19/10/1970, a qual ilustrava o importante artigo do dr. Martin Fischer: "Acontecimentos políticos que influenciaram o desenvolvimento ede Ijuí". Disponível em: http://ijuisuahistoriaesuagente.blogspot.com/2011/01/acontecimentos-politicos-que.html 
Veja também a seguinte postagem na qual o Delegado Martin Leonardo também destaca na defesa da cidade de Ijuí contra o ataque da Coluna Prestes:

> Ataques e tentativas da Coluna Prestes em dominar a cidade de Ijuí - 29 de outubro de 1923 - Relatório Municipal de 1924 - Relato do próprio Cel. Dico - parte II

Nenhum comentário:

Postar um comentário