terça-feira, 3 de abril de 2012

Lançamento do brasão de Ijuí, em gesso, no ano de 1973. Lei que o instituiu como símbolo do município e seu significado para a cidade!


O tempo passa, mas as memórias permanecem.
 O Sr. Heinz Hagemann, em visita a Rádio Progresso de Ijuí - RPI, trouxe uma bela foto do ano de 1973.
 A foto memoriza o lançamento do brazão de Ijuí, em gesso. O evento ocorreu nas dependências da Sociedade Ginástica.
 De perfil, ainda com uma bela cabeleira castanha aparece o próprio Heinz Hagemann. Erguendo orgulhosamente o brazão, o já falecido ex-prefeito Sady Strapazzon. E na apresentação do evento (e também representando a Rádio Progresso), podemos ver um lustroso terno, o radialista Milton Silva.
 Sem dúvida um belo momento, guardado de uma época que não contava com celulares ou máquinas fotográficas digitais.


Lei que adotou o Escudo/Brasão de Ijuí:

Significados do Escudo/Brasão de Ijuí:
Fonte: Jornal Correio Serrano do dia 19/10/1982.
Trabalho elaborado por algum pesquisador/professora encontrado na Biblioteca do CEAP. Sem identificação de autoria. Originalmente estaca mimiografado. Provavelmente era distribuido aos alunos quando do estudo da história e do município de Ijuí.
Para saber mais:Diferença entre Brasão e escudo:


Um brasão de armas ou, simplesmente, brasão, na tradição europeia medieval, é um desenho especificamente criado - obedecendo às leis da heráldica - com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, corporações, cidades, regiões e nações.
O desenho de um brasão é normalmente colocado num suporte em forma de escudo que representa a arma de defesa homónima usada pelos guerreiros medievais. No entanto, o desenho pode ser representado sobre outros suportes, como bandeiras, vestuário, elementos arquitectónicos, mobiliário, objectos pessoais, etc.. Era comum, sobretudo nos séculos XIV e XV, os brasões serem pintados ou cosidos sobre as cotas de malha, o vestuário de protecção usado pelo homens de armas. Por isso, os brasões também são, ocasionalmente, designados por cotas de armas.
Em sentido restrito, o termo brasão refere-se apenas à descrição do desenho inserido no escudo de armas. No entanto, em sentido lato, pode designar-se por brasão a descrição do conjunto das armas, incluindo, além do escudo, os elementos exteriores (coronel, timbre, virol, paquifes, etc.). Por extensão, o termo brasão, passou a aplicar-se não só à descrição, mas, também ao próprio objecto descrito: o escudo ou o conjunto armorial completo.
Não se sabe, com rigor, quando é que esta prática teve início. O campo de estudo dos brasões denomina-se heráldica. Os brasões não eram fornecidos ao acaso para as pessoas. Tiveram as suas origens em actos de coragem e bravura efetuados por grandes cavaleiros. Era uma maneira de os homenagear e às suas famílias. Com o passar do tempo, como era um ícone de status, passou a ser conferido a famílias nobres no intuito de identificar o grau social delas, assim sendo, somente os heróis ou a nobreza possuíam tal ícone e o poderiam transmitir a seus descendentes.
A partir do século XIX, com a ascensão ao poder da Burguesia e o declínio da Aristocracia, o brasão foi perdendo a sua importância. No século XX o brasão renasceu, mas, desta vez, aplicado na simbologia de municípios, corporações, estados e outras entidades colectivas. De observar que, desde o século XIX, por tradição, muitas dessas entidades chamaram "brasões" aos seus emblemas distintivos. No entanto, muitos desses emblemas, são falsos ou pseudo brasões, já que, apesar da denominação formal de "brasão", não obedecem às regras da heráldica.
Atualmente os brasões - e os pseudo brasões - são muito freqüentes e fáceis de encontrar. Cada autarquia - freguesia, município ou região - tem o seu, assim como a sua bandeira, onde figura o brasão, motivo de orgulho para muitos dos habitantes de cada freguesia. Várias colectividades e Clubes Esportivos também adotaram como símbolo um brasão que os identifique.

Fonte: Wikipédia. Texto disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bras%C3%A3o

Nenhum comentário:

Postar um comentário