quarta-feira, 25 de julho de 2012

MDB foi o grande vencedor em Ijuí na eleição presidencial de 1974. Ernesto Geisel foi eleito presidente vencendo Ulysses Guimarães. Eleitos também: Paulo Brossard, Amaury Müller, Antonio Bresolin, Alberto Hoffmann, Waldir Walter, Ruby Diehl, entre outros...

Ernesto Geisel venceu Ulysses Guimarães
    Em 15 de novembro de 1974 (sexta-feira) foram eleitos os membros do Congresso Nacional do Brasil renovando-se um terço do Senado Federal e todos os assentos da Câmara dos Deputados. Foi a primeira eleição realizada pelo governo Ernesto Geisel.
   A eleição presidencial brasileira de 1974 foi a vigésima-primeira eleição presidencial do país e a quarta do regime militar. Ocorreu de forma indireta, através de votação no Congresso Nacional.

Contexto histórico
   Todas as eleições durante o regime militar elegeram candidatos militares do partido da Aliança Renovadomra Nacional (ARENA), porém durante as eleições de candidatos militares da linha-dura (1966 e 1969) não houve outros candidaturas, sendo uma eleição de chapa única. Nas eleições dos candidatos militares moderados havia uma outra chapa de oposição (1974 e 1978), com exceção de 1964, onde todas as chapas eram de militares. A candidatura militar foi indicada pelo presidente Médici  tendo como oposição a chapa do Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
Capa do jornal Correio Serrano do dia 17/11/1974.
 
 
 
 
Jornal Correio Serrano do dia 19/11/1974.

Nenhum comentário:

Postar um comentário