sábado, 21 de julho de 2012

Relatório da Administração Municipal de Ijuí - ano de 1927. Intendente Municipal (Prefeito) o Ten. Cel. Alfredo Steglich - parte III

Continuação da reprodução de parte do Relatório Administrativo da Prefeitura Municipal de Ijuí publicado no ano de 1927 pelo então Intendente Tenente Coronel Alfredo Steglich, eleito em 1925 no lugar do Cel. Antônio Soares de Barros - o Cel. Dico. A primeira parte do Relatório já publicamos no dia 08 de maio de de 2011: 
   Hoje publicaremos a terceira parte, que se constituí de anexos do Relatório das atividades desenvolvidas. Para não tornar "maçante" dividimos o ano de 1927 em seis partes.

Destaques na administração municipal de Ijuí - no ano de 1927:
  • Intrução pública em Ijuí;
  • Serviços de mão de obra e melhoramentos no município;
  • Produção e distribuição de energia elétrica em franco crescimento;
  • Ampliação do serviço de abastecimento de água potável aos moradores da cidade - abertura de poços de artesiano na Praça da República;
  • Cobrança e sonegação de impostos municipais por parte de criadores de gado no município;
  • Crescimento na circulação de automóveis em Ijuí;
  • Resultado das eleições para presidente (Governador) do Estado do Rio Grande do Sul, em 1927, na cidade de Ijuí. Getúlio Vargas tem ampla votação entre os moradores.
Jornalista e historiador Ademar Campos Bindé, em sua coluna no jornal "O Repórter", do dia 19/01/2008 trouxe o histórico da chegada do primeiro automóvel em Ijuí, no ano de 1912.
Os Relatório da Administração Municipal de Ijuí - desde o primeiro ano de administraçãoe do Intendente Cel. Dico em 1912, já registrava anualmente e nominalmente os proprietários de automóveis na cidade, incluíndo todas as características do veículo. Abaixo podemos constatar que em 1927 o movimento de automóveis já era grande na cidade, pois existiam mais de 300 veículos registrados em Ijuí, fora os que vinham de outras cidades vizinhas, como de Cruz Alta e Santo Ângelo.
 
 
 
 
 
 
 
O Informativo "Kema" do Museu Antropológico Diretor Pestana - MADP, edição 24, de março de 2012 relata da existência de um Ford 1927 - que circulou pelas ruas de Ijuí por muito tempo - como patrimônio do Museu e que o mesmo está em exposição permanente aos visitantes do MADP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário