terça-feira, 4 de setembro de 2012

Mensagem cultural ao povo de Ijuí, nos 100 anos de fundação, desta grande e amada cidade!


Ijuí Colmeia do Trabalho, aos 121 anos transformou a terra das Águas Minerais, em Portal das etnias.

Teobaldo Branco

Professor e escritor. 
 Texto originalmente publicado no Portal Ijuhy.Com, disponível em: http://www.ijui.com/especiais/artigos/30433-mensagem-cultural-ao-povo-de-ijui-2

Em 2012, a história dos 100 anos de Ijuí, foi comemorada. Em 31 de janeiro, eu como cidadão desta terra, com muita alegria participei desta importante festa mesmo que, com simplicidade, na certeza de que o conteúdo iria materializar os registros da passagem histórica no tempo, da sociedade Ijuíense.
Sabemos que o progresso econômico, social e cultural foi determinação dos pioneiros, desafiadores, apostando uma filosofia política ao gerenciar a sociedade durante o processo histórico.
Gostaríamos de comemorar muitas décadas sucessivas no tempo, diante do fantástico surgimento de novos recursos tecnológicos.
Hoje significa um adeus saudoso ao passado da velha geração da nossa descendência, mas o espírito cultural imortalizou os homens, os acontecimentos e feitos históricos.
O tempo que há de vir, como será?
Como será o destino deste povo e da nação brasileira?
Certamente mais próspera, brilhante e justa no processo de desenvolvimento. Outros poderão dizer depois.
A memória dos primeiros homens que desbravou o passado com seu trabalho numa luta aguerrida, hoje é lembrada a sua imagem, que se explana no planalto da opulenta cidade regional de Ijuí.
Esta terra é abençoada sendo a capital das etnias, onde corre o rio das águas milagrosas; hoje comemoramos o resultado da miscigenação que deu origem ao um belo povo, que representa as nações do mundo.
Penso que o povo tem princípios e estilo diferenciado na construção de sua história, sendo um marco para desenvolver com sabedoria os destinos da sociedade.
As raízes contribuem para levar ao sucesso do desenvolvimento.

 A cidade de Ijuí no dia 31 janeiro 2012, comemorou os 100 Anos de Emancipação Politica/Administrativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário