quarta-feira, 2 de outubro de 2013

No mês dos 123 anos de Ijuí publicaremos alguns documentos inéditos de sua história colonial. Notícias publicadas no antigo jornal do Partido Republicano "A Federação" a partir de 1886 revelam fatos e detalhes desconhecidos na história oficial do município de Ijuí - parte I

Colônia de Ijuí no ano de 1900, com destaque o prédio da Intendência (Prefeitura) Municipal localizado na esquina da rua do Comércio com a rua Benjamin Constant. Prédio este existente até os dias de hoje, ao lado da atual Prefeitura.

Um pouco sobre a história do Jornal "A Federação":

































  • Na edição do jornal "A Federação" do dia 02 de outubro de 1885 - 5 anos antes da fundação oficial da Colônia - a área de terra atual do município fazia parte de Cruz Alta, como 5o. Distrito, mas a denominação de "Ijuhy" já existia (por causa do rio), e também já existia moradores (caboclos) nessas matas, e também autoridade policial, conforme podemos constatar na nota publicada no Jornal:

As edições do Jornal "A Federação", editado em Porto Alegre, RS, dos anos de 1884 a 1937, foram digitalizadas e hoje estão disponível na Hemeroteca Digital Brasileira no seguinte endereço eletrônico: http://hemerotecadigital.bn.br/federa%C3%A7%C3%A3o-org%C3%A3o-do-partido-republicano/388653


    • Na edição do dia 11 de novembro de 1889, do jornal "A Federação", temos uma informação histórica super importante, ou seja: "Notícia vinda de São Paulo dizia que o Ministro de Estrangeiros do Brasil (dias antes da Proclamação da República pelo Marechal Deodoro da Fonseca) informava ao Governo Estadual da Província do Rio Grande do Sul de que o Governo Federal dava a promessa e garantia para a construção da estrada de ferro vinda do estado de São Paulo até o RS, passando por Passo Fundo, Cruz Alta e indo até Santa Maria, mas com diversos ramais, entre eles o que passaria pela futura 'Colônia de Ijuhy".
    • Ao nosso ver e conhecimento aqui está o primeiro registro publicado na imprensa, da época, sobre a existência de um projeto de construção da estrada de ferro que passaria em nosso atual Município, e a somente será concluída e inaugurada no ano de 1911. Ou seja, mais de 20 anos depois.  Portanto a conclusão é simples: a atual estrada de ferro que passa por Ijuí já foi pensada e projetada em pleno Império do Brasil e antes mesmo da fundação da "Colônia de Ijuhy":

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário