sábado, 19 de julho de 2014

Homenagem do município de Ijuí ao "Dunga" - Capitão do Tetra pela Seleção Brasileiras. Infelizmente o monumento está esquecido e abandonado, guardado por cavalos!

Infelizmente o monumento está abandonado pela Administração Pública de Ijuí - e por extensão pelos próprios ijuienses - a conservação e manutenção do primeiro monumento e homenagem ao Capitão Dunga realizada pelo Povo de Ijuí, materializada no dia 30 de dezembro de 1994, junto ao antigo e abandonado Instituto de Menores de Ijuí, no Povoado Santana, interior do município.

      Carlos Caetano Bledorn Verri, mais conhecido como Dunga (nascido em Ijuí, RS , no dia 31 de outubro de 1962), é um treinador e ex- futebolista brasileiro que atuava como volante. Atualmente, está sem clube.
      Foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.
Dunga tem ascendência alemã e italiana. Como jogador, sua maior conquista foi a Copa do Mundo de 1994, disputada nos Estados Unidos, sendo o capitão da equipe. Como treinador, teve sua nomeação para ser o técnico do Brasil em 24 de julho de 2006, conquistando a Copa América de 2007 e a Copa das Confederações de 2009. Ver mais detalhes de sua carreira na Seleção Brasileira em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dunga

ALGUMAS HOMENAGENS AO CAPITÃO DUNGA EM SUA TERRA NATAL:

1. A primeira homenagem (que infelizmente se perdeu nos registros do tempo) a Carlos Caetano B. Verri - o Dunga - foi feita no dia 30 de dezembro de 1994. Foi a construção de um monumento de cimento onde aparece as marcas da chuteira do jogador Dunga e na parte de cima uma bola. Está localizada e abandona (sua manutenção e conservação) junto ao campo de futebol do antigo e abandonado Instituto de Menores de Ijuí - IMI, na localidade de Povoado Santana, interior do município.
 
Por ser uma área rural os únicos apreciadores ou que estão mais próximos ao Monumento diariamente são alguns cavalos que ficam guardados/criados num cercado em frente ao mesmo.
 
2. A segunda grande homenagem - e mais conhecida - a Dunga foi em julho de 1998, em reconhecimento ao "filho mais ilustre da terra", ele ganhou da Administração Municipal de Ijuí (então prefeito Ortiz Iboti Schröer) uma Praça com seu nome, bem no centro da cidade de Ijuí, na rua Benjamin Constant. O "Largo do Capitão Dunga" está situado entre a antiga Prefeitura e a atual Prefeitura de Ijuí. É hoje uma grande atração turística de Ijuí.
 
 


























3. Terceira homenagem foi no dia 19 de outubro de 2009, durante a realização da EXPOIJUÍ/FENADI:



























 4. Quarta
e última homenagem
significativa que se têm notícia ocorreu no ano seguinte, 19 de outubro de 2010, também durante a realização da EXPOIJUÍ/FENADI. Um dos objetivos do encontro/da homenagem foi o lançamento da cidade de Ijuí como uma das candidatas a subsede da Copa do Mundo de 2014.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário