quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Na Semana Farroupilha um pouco da história e atividades do Grupo de Folclore Fogo de Chão, com sede no bairro Assis Brasil, cidade de Ijuí.


Sede do Grupo está localizada na rua Pedro Thostember, s/nº - fundos do IMEAB, no bairro Assis Brasil, na cidade de Ijuí, RS.








LEMA: “NÃO TEMOS MORADA, NOSSA CASA É O RIO GRANDE“

"O GRUPO FOGO DE CHÃO FOI SURGINDO POUCO A POUCO...
QUEIMANDO TOCO POR TOCO PARA FORMAR SEU BRAZEIRO...
E NO CALOR HOSPITALEIRO DE SUA CHAMA ACENDIDA..
NOS TRAZ A HISTÓRIA ...E A VIDA DESTE RIO GRANDE ALTANEIRO".


No dia 12 de Julho de 1981, fundou-se o GRUPO DE FOLCLORE FOGO DE CHÃO, o qual teve como fundadores o sr. Oreste dos Santos, Nicanor Ferreira de Carvalho, Olavo e Rosa de Assis. Pelo grupo passaram muitos nomes... Grupo este que participou de vários eventos, encerrando suas atividades em 1996.
 Em fevereiro de 2000, um Grupo de amigos tradicionalista reabriu as portas do velho galpão abandonado pelo tempo... com Amor às tradições no coração daqueles amigos fez reabrir o GRUPO de FOLCLORE FOGO DE CHÃO.

Seu principal objetivo é demonstrar um aprimoramento de nossa arte, nossa cultura, e principalmente cultuar o movimento de nossos primórdios com a união e a força de vontade de cada um, desta forma o tempo nunca conseguirá extinguir tão grandiosa História. Atualmente o grupo mantém uma Invernada Mirim e Juvenil. Os quais participam de rodeios, declarações e apresentações artística.


PATRÕES que presidiram o Grupo:

Jorge Luis Karlinski, Gilson da Luz, Marcos Canabarro, Leo Lima de Campos.
Atual Patrão é o sr. Olmiro Nicoletti.
 
Comemorações dos 33 anos do Grupo de Folclore Fogo de Chão do bairro Assis Brasil - Ijuí - RS


 Fontes: Originalmente esse texto foi publicado no site:    http://www.projetos.unijui.edu.br/ueti/gauchos/hi.html   Mas o mesmo atualmente está fora do ar. Também usamos fotos postadas no Facebook da Entidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário